quinta-feira, julho 20, 2006

Xaxtixfeita

“Não me apetece escalar!”, foi o que resmunguei ainda na curva do Cântaro.
Mas como à muito não estava com o Paulo Alves e ele foi ter à Estrela com esse fim, lá desci desentusiasmada para “as traseiras” do Cântaro.
Tinha visto no Sábado um diedrinho seguido de uma lastra, que parecia interessante e foi para lá que fizemos pontaria.
Apesar de escalar muitas vezes com o Paulo Alves, nunca tínhamos aberto uma via os dois e faze-lo na Serra da Estrela era de facto o local indicado.
Ao chegar, pareceu-nos que a linha merecia uma ligeira escovadela…nada que cerca de uma hora e meia de esfreganço não resolvesse.
Na tentativa de escovar só o essencial, o Paulo Alves deu-me pacientemente segurança de cima e lá fui eu em top, escovando aqui e ali e mais aqui e mais ali e mais ali ainda, à medida que fazia os passos do 1º larguito e sentia necessidade desta ou daquela presa escondida.
De seguida, carreguei a cintura de friends e lá fiz o primeiro largo (V+). Cerca de 20m, 10 de diedro e 10 de uma lastra que dão direito a bonitos movimentos e protecções “à bomba”.
O segundo largo (40m.,6a), uma bela fissura seguida de uma placa final fácil, foi aberto pelo Paulo Alves à frente…ainda com tudo por escovar e ensaiar. Escalou e limpou…apenas o essencial (para não sermos acusados da extinção do musgo serrano!).
Nasce assim a via “”Xaxtixfeita”, que para mim, tem um quê de especial. É que para além de ter sido a minha 1ª via aberta com o Paulo Alves, foi a primeira na serra em que fiz o trabalhinho todo como deve ser, vi-a, escovei o que ia escalar e escalei o que escovei à frente!
Ao fim do dia, senti-me…Xaxtixfeita!

Xaxtixfeita
L1: 20m, V+
L2:40m, 6a
(Levar friends pequerruchos…micro para o 1º largo e um camalot 3,5 ou 4. Reuniões não equipadas.)

Nota:breve breve mais fotos desta via...desta feita o bloguinho não deixou!

0 Comments: