quinta-feira, agosto 17, 2006

Roca dels Arcs (Parte II de IV)

Esta é sem duvida uma das mais completas zonas de escalada de toda a Catalunha e porque não de toda a geografia Espanhola. Desde acessíveis vias de IVº até aos mais duros oitavos, de um a uma dezena de largos, escalada desportiva, clássica e destemidos recorridos de escalada artificial. Tudo isto em vários sectores, onde convivem pacificamente todos os estilos de escalada de forma respeitosa e acima de tudo para deleito de todos aqueles que visitam este magnifico local. O único senão é mesmo a elevada quantidade de gente que sempre (ou quase sempre) se encontra suspensa nas mais concorridas de entre as centenas de vias existentes.

Apesar do intenso calor, podemos desentorpecer as ganas de escalar após tanto tempo de espera sob a incessante chuva dos Alpes.

Escalámos duas vias em Roca dels Arcs (a principal e dominante parede de toda a zona): Necronomicon (140 mts, 6a) e Wild Planet (270 mts, V+/A1). A primeira, escalámos no próprio dia em que chegámos aproveitando a sombra do final de tarde. Via fácil e curta com uma rocha de invejável qualidade. Um recorrido para desfrutar tranquilamente.
A segunda, foi uma das primeiras vias abertas nesta bela parede. Via de corte clássico, onde a auto-protecção impera e o grau em livre (“quintos” dos antigos!!!) nos fazem transpirar nalguma saída de estribos protegido por ferrugentos e danificados buriles com mais de 25 anos. Uma das mais selvagens vias de toda a zona.
Miguel Grillo e Bruno Gaspar















0 Comments: