quinta-feira, agosto 17, 2006

SERRA DA ESTRELA UP-DATED

Na semana passada aproveitei dois dias de inspiração para abrir a “Corto Maltese”, na face Nordeste do Cântaro Magro. Foi uma bela aventura solitária de três largos e 125 metros. Mais pormenores a seguir...

No dia 28 de Julho a Daniela Teixeira, o Paulo Alves (sr.Serra da Estrela) e eu, inaugurámos duas vias fantásticas.
A “Homem Fantasma” está situada na face norte do Cântaro, sector Inferior. Esta é uma linha de dois lances (6a+, 6b, 60 mts) que inicia imediatamente à direita da “Diedro Barbarella (diedro bastante escovado e fácil de identificar)”, abaixo da grande chaminé da Luso-Galaica e contornando uma esquina evidente.
As reuniões estão equipadas e preparadas para rapel.
No entanto, preferimos não descer e continuámos Cântaro acima até esbarrar com o sector Superior, face Norte.
Aqui escalámos uma outra nova via, também com uns 60 metros mas, desta vez totalmente desequipada.
Alguns incidentes assombraram um pouco este novo itinerário (“Alta tensão”). O primeiro (e mais sério) foi o esmagamento da camara digital do Paulo Alves durante a realização de um passo grotesco que consistia em subir de barriga para cima de um bloco... subtil!
O segundo incidente foi uma belissima queda sofrida por mim na saída do segundo lance. Como efectivamente os friends aguentam, a coisa ficou-se por um golpe de adrenalina para mais tarde recordar.
O terceiro acontecimento foi anunciado sobre a forma de um pequenino mexilhão... sim, mexilhão. A meio da nossa actividade resolvemos fazer um pequeno lanche. Uma lata de mexilhões foi aberta e devorada. Acontece que um dos bicharocos estava estragado e eu fui o feliz contemplado. Ainda deu tempo de completar a seguinte via antes de me desfazer em diarreia. Foram vários dias a sopinha de nabo, cenourinha e abóbora, e arroz branco.
Maus cheiros aparte, fica a proposta de fazer o encadeamento “Homem fantasma” e “Alta tensão”. Garantido um dia interessante de escalada, culminando no cimo do Cantaro Magro.

Voltando à via da semana passada: a “Corto Maltese” está situada imediatamente à esquerda da “Lua Cheia” e foi aberta num combinado de artificial e livre. Poderá ser integralmente realizada em livre. É que, quando um tipo está em solitário o seu espirito afoito passa para um nível um pouco mais reduzido (para não dizer: muito mais reduzido!)
Em realidade, o seu nome era para ser “Asas ao vento”. Este era um nome um pouco lamechas. Só um verdadeiro romântico se lembraria de tal coisa. E românticos inveterados existem muito poucos. Um dos maiores que conheço é precisamente o marinheiro aventureiro, personagem de banda desenhada, Corto Maltese.
Portanto, seguindo uma lógica inquestionável e indiscutivel: “Asas ao vento” = “Corto Maltese”.

Paulo Roxo

Aqui ficam os croquis destas novas vias e algumas imagens ilustrativas




Daniela na "Homem Fantásma"
Paulo Roxo na "Alta Tensão"
Paulo Alves na "Homem Fantásma"
Bela fissura na Corto Maltese




2 Comments:

Anónimo said...

Adoro os vossos reports sobre a serra da estrela, que é um dos meus lugares preferidos no pais. Sou um escalador iniciado, que praticamente apenas penas conhece guia e mexilhoeiro e mas com esperanças de um dia fazer as vias que vocês vão apresentando no cântaro magro. Continuem a publicar as vossa aventuras que eu certamente continuareia lê-las.
Ricardo

Anónimo said...

Simplesmente: EXCELENTE!!!
Quem sabe, sabe!
Obrigado pela divulgação.
Alex.R.