quinta-feira, fevereiro 01, 2007

GELO!!!

A semana havia sido bastante fria e as previsões apontavam para um fim-de-semana ainda mais frio. Tinha de ser desta! Na semana do Natal, o Paulo, o Bruno e o Hélder já tinham andado a picar algum gelo, embora as principais linhas (entenda-se cascatas) da “Estrelinha” ainda não dessem ar da sua graça. Sabíamos que havia muito pouca neve, mas desta tínhamos esperança que alguma das linhas do Corredor Largo, Covão do Ferro ou Vale de Loriga estivessem minimamente escaláveis.

Depois de uma rápida examinação, podemos comprovar que quase tudo estava em formação, mas pouco estava realmente consolidado para escalar á frente. Mas alguma já dava! E aquela que melhor pinta apresentava era mesmo a “Cascata Encaixada” no Covão do Ferro.

E assim foi, em duas cordadas apontámos a mira a esta esbelta e efémera linha de branco-azulado gelo. Com suficiente espessura e dimensão o 1º lance, embora “chorreando” algo de água estava em muito boas condições. Um verdadeiro deleite para este início tardio de época. Devido à pouca neve, o 2º lance consistia apenas na transição de um ressalte central de poucos metros para acedemos à sempre impressionante última cascata. Um muro gelado encaixado numa profunda e larga chaminé com enorme “couves-flor” a barrar o caminho. Mas, infelizmente este largo não estava nas melhores condições, nem no Sábado nem no Domingo (sim, voltámos lá no dia seguinte apesar das condições “patagónicas” em que a serra se encontrava).

De qualquer forma, neste fim-de-semana o gelo foi uma realidade. Será que irá continuar? Será que ainda lá estará? Daqui a dois dias logo se verá! Esperemos que sim…

MG

Serra da Estrela

Paulo e Daniela no final di 1º lance da "Cascata Encaixada"


Acedendo ao inicio da cascata

Paulo e Daniela no ressalto do 2º largo

1º lance da "Cascata Encaixada"



Grillo e Roxo na 1ª reunião

Daniela a tentar desfazer o nó de encordamento congelado à martelada

Paulo Roxo, Bruno Gaspar, Daniela Teixeira e Hélder Massano

3 Comments:

TPais said...

Para os que não podemo lá ir, tragam muitas fotos!!Boa sorte!Abraço

jUliO---mAnO said...

Oi! sou um "leitor" assiduo do vosso blog, e um admirador confesso de td que voces fazem pela escalada! Moro no reino Unido mas nasci na figueira da foz, conheci o Bruno Gaspar nos seus tempos de escuteiro e voces conheco por todas noticias que leio.(alguma chance de me arranjarem o mail dele?)
Gostava de vos perguntar quando pensam vir a escocia?? tem lugares soberbos com os mais diferentes niveis de dificuldade para escalar semanas! Se um dia vierem Podem contar comigo para vos guiar por la! Um grande abraco montanheiro!!

Jose Julio MAno

Anónimo said...

Sou amigo do Helder Massano, preciso de falar com ele mas os ultimos contactos que tenho dele nao funcionam, sou o Sérgio Almeida, Ed. Fisca. Nao sei se este blog é dele se nao for passem lhe a palavra, por favor.
919962624
almeida_sergio@hotmail.com