segunda-feira, abril 16, 2007

Mais Pinheirinhos

No outro dia... revelámos os topos do flanco direito da excelente parede dos Pinheirinhos.
Numa passada manhã de Domingo a Daniela e eu dirigimo-nos ao Cabo da Roca com o intuito de escalar uma nova via.
Dois locais completamente dispares com um ponto de ligação… a chuva!
Depois de Malveira da Serra, uma nuvem negra aproximou-se desde o norte com cara de poucos amigos.
Durante as curvas apertadas que antecedem a aldeia de Azóia fomos acompanhados por uma chuvada de gotas pesadas. “Mmmm… que tal mudar de azimute?”
Duas horitas mais tarde, encontramo-nos diante do frontão de calcário que se precipita sobre o Atlântico, na base do flanco ocidental da falésia dos Pinheirinhos.
Resolvemos repetir a “Flor ao Vento”. Esta via, aberta em Junho de 2006, constitui o representante mais acessível e evidente de toda a parede. De grau moderado, possuí quatro a cinco lances, dependendo da longitude da corda que utilizemos. Os primeiros dois largos, em travessia, são comuns com a “Viagem sem rumo” - a segunda via a ser inaugurada nos Pinheirinhos. Logo, segue por um grande diedro de socalcos de linha evidentíssima e de numero V+. Para o caso de uma cordada atada a 60 metros é possível realizar um ultimo mega-lance utilizando toda a longitude da corda. Toda é toda! Se o limite são os 50 metros, torna-se obrigatório montar uma reunião, de preferência a uns 15 metros do final, após uns blocos instáveis (2º crux da via). Existe a possibilidade de montar a reunião intermédia mais abaixo mas, nesse caso, o primeiro de cordada deverá prestar o máximo de atenção uma vez que o assegurador, encaixado no interior do diedro, estará posicionado directamente na linha de queda de qualquer pedra.


Fotos da "Flor ao vento"

Está planeada uma nova visita para uma limpeza mais detalhada e equipamento da referida reunião intermédia.
Não se assustem com a descrição. Com excepção para o passo dos blocos, situado a mais de metade do ultimo largo, a “Flor ao vento” é uma via bastante saudável e (partindo sempre do principio de que nos encontramos em terreno de aventura), recomendável.
Cruzando com a “Flor ao vento” temos a “Wet, wet, wet”, linha mais directa, mais difícil e… mais equipada. Inicio em comum com as vias anteriores logo, aproveitar as pontes de rocha laçadas com troços de corda e, desde a ultima ponte seguir na vertical por terreno desequipado, aparentemente desprovido de fissuras. Á medida que escalamos vamos encontrando locais razoáveis, invisíveis desde baixo, que possibilitam a conveniente protecção. Este é um lance bastante longo (uns 50 metros) e sem visibilidade por parte do assegurador, tornando a comunicação difícil, assim que, uma boa comunicação prévia torna-se essencial. O segundo lance, de corte mais atlético e maior dificuldade, possui bastantes plaquetes, o que facilita a busca do itinerário.
Contrastando ao nível do material fixo, com a pauta geral da região, a “Pilar desencantado”, integralmente equipada, ergue os seus três lances, ao longo de um percurso perfeitamente vertical. As suas dificuldades máximas de 6c+ encontram-se fundamentalmente justificadas por placas técnicas de leitura complicada mas, queda limpa! Esta é também a linha de rapel que permite retornar comodamente à base da parede.
Por ultimo temos a “Oliveirinha”, cuja entrada é comum com a “Pilar desencantado”, desviando-se (após a 5ª plaquete) e entrando em pleno, no grande e intimidante diedro que se realça à esquerda da parede.
A reunião, junto a um curioso grande bloco destacado, antecede o segundo lance que interliga fissuras até alcançar um nicho de vegetação. Desde aí parte o terceiro e ultimo largo que segue por um pequeno diedro pouco complicado até alcançar a ultima reunião da “Pilar desencantado”.

Paulo Roxo


1. Oliveirinha: 110 mts, 6c.
Paulo Roxo + Daniela Teixeira em 22/05/2006.
6c (A0), 6b, 6a.
Material: Friends e entaladores.

2. O Pilar desencantado: 105 mts, 6c.
Paulo Roxo + Paulo Gorjão em 16/01/2006.
6c, 6b+, 6a.
Material: 12 expresses.

3. Wet, wet, wet: 110 mts, 6b+.
Paulo Roxo + João Gaspar em 13/09/2006.
V, 6a, 6b+.
Material: Friends e entaladores.

4. Flor ao vento: 145 mts, 6a+.
Paulo Roxo + Daniela Teixeira em 13/06/2006.
V, V, V+, 6a+.
Material: Friends e entaladores.

0 Comments: