sexta-feira, abril 03, 2009

Pequenas adições na Ponta Atlântica


Cabo da Roca... sempre magnifico!


Em Dezembro equipei, melhor dizendo, semi-equipei, uma via num recôndido sector do Cabo da Roca.

O super-equipador Nuno Pinheiro, acrescentou no ano passado, algumas vias na Ponta Atlântica, inaugurando um pequeno sector baptizado com o nome “Garganta atlântica”. São três vias de escalada desportiva com os graus a oscilar entre o 6b+ (salvo erro) e o 7c.

Para aceder ao sector era necessário rapelar e sair por cima.


Maaar!...


Numa visita ao local avistei um possivel alinhamento para uma nova via a começar desde a base das vias da Ponta Atlântica.

Havia lugar para abrir uma linha com dois lances.

No dia 24 de Fevereiro, durante um tranquilo dia de escalada, acompanhado pelo Timoteo, lá conquistei sem encadear e, em bom estilo “Bisonte”, a nova via, ainda húmida das chuvadas de semanas anteriores.


Timoteo no primeiro lance da "Garganta molhada".


O Francisco Ataíde, com quem por um acaso, coincidimos, resolveu dar um tirinho e, muito rapidamente, ficou resolvido o encadeamento da “Garganta molhada”.

“Sim, talvez um 6c+!” – comentou, como resposta à inevitável pergunta acerca da dificuldade da respectiva.

Para o segundo lance da "Garganta molhada" é obrigatório utilizar um camalot nº 3 (ou equivalente) e talvez algum friend mais pequeno, para os metros seguintes. A não ser que se considere que os chorões que infestam o canal sirvam como crash-pad!


Francisco a resolver a "Garganta molhada".


Rapelamos para a baía para desfrutar de mais algumas das agradáveis vias da Ponta Atlântica.

O Francisco resolveu inaugurar uma fina fissura, situada à esquerda da rampa de saída pedestre da baía. A “Micromachine (6b+)”, para a qual serão necessários alguns micro-friends e entaladores pequenos, faz parte de um par de pequenas fissuras que, apesar do seu aspecto convidativo, permaneciam virgens.


Francisco a abrir a "Micromachine".


Em Novembro do ano passado, depois de equipar o top (comum ás duas vias), a Daniela e eu abrimos a “Fissura esquecida (6a)”. Alguns entalamentos de mãos permitem subir esta via, “pequenina mas, ajeitadinha!”





Paulo Roxo


1 Comment:

Psico said...

Olá!

O meu nome é Tiago, também sou membro da blogosfera (Psico, do whyhesitate.wordpress.com) e claro,sou um escalador compulsivo!

Acompanho o vosso blog de algum tempo para cá e estava interessado em fazer umas clássicas no Cabo da Roca e agradecia imenso se me pudessem dar umas dicas acerca das melhores vias, o material a levar, enfim...

Seria possível entrar em contacto convosco via telefone? Gostava muito de trocar umas ideias!

Desde já obrigado e parabéns pelo blog!

Ah, o meu mail é tiagomartins13@gmail.com.

Abraço