terça-feira, abril 17, 2012

A Primeira Parede

A PRIMEIRA PAREDE



Em cada visita aos Pinheirinhos, lá estava aquela pequena linha lógica a clamar para receber as mãos de um qualquer que se propusesse a tentar. No passado Domingo, a Daniela e eu decidimos ser o “qualquer” e lá fomos divertidos, em amena cavaqueira, trilhando o caminho que já conhecemos perfeitamente.

Desta feita inaugurámos uma parede, situada à esquerda da “Parede Amarela”, que ainda não possuía uma única via!


A "Primeira Parede".


Não é que seja uma parede com o melhor aspecto do mundo mas, pelo menos existia aquela potencial via atractiva, constituída por uma fissura evidente que corta o contraforte em diagonal. Estava mesmo a pedir para ser escalada!

O primeiro lance revelou-se interessante... para coleccionadores. Honestamente, já escalámos coisinhas melhores. A rocha não é das mais sadias (leia-se medíocre) e as protecções são difíceis de colocar.


A escalar o primeiro lance... interessante!


A Daniela a terminar o primeiro lance.


A coisa “deu-se” e chegámos ao local de reunião, uns 20 metros depois. Apesar de parecer um lance curto, resolvemos montar ali uma reunião porque prosseguir iria com toda a certeza revelar uma vez mais o animal que existe em mim... animal de grunhidos, zurros e rosnadelas, tudo sons que me saem das goelas, cada vez que me entalo a escalar. Desta vez, o “entalo” seria o atrito da corda sinuosa na rocha, caso tivesse decidido continuar para cima.

O segundo largo, muito mais interessante – desta vez à séria! – apresentou uma rocha muito melhor e uns passos atléticos para desfrutar. Curiosamente, a tal fissura atractiva que motiva alguém a escalar esta linha marginal, só foi utilizada já na secção final, onde a parede perde dificuldade e o espirito retoma a tranquilidade.


O inicio do segundo largo.


A terminar a via.


A Daniela a colocar um friend no local onde equipámos o rapel.


A modos de conclusão final, a Sombra Soleada, estará longe de ser uma via extraordinária mas, em nossa opinião, pode valer pelo segundo largo, bonito. Quanto ao primeiro lance, o melhor será considerar aquilo como um acesso!


Gear...


Para descer existem duas opções:

1. A caminhar, descendo o canal situado entre a Parede Amarela e a parede que acabamos de escalar.

2. Em rapel através de uma plaquete de argola e cordeleta equipadas um pouco abaixo e à direita da ultima reunião, até ao solo, utilizando cordas duplas.

Com corda simples o acesso à reunião de baixo é difícil, devido ao extra-prumo.

E desta forma, ali fica uma nova adição ao mundo fantástico dos Pinheirinhos.


Paulo Roxo


Os croquis:




1 Comment:

Zé Pataleno said...

A primeira vez que estive nos Pinheirinhos foi com o Zé Pereira e o Jaime na Escaluar e no Esporão do pé descalço, prometo brevemente fazer uma visitinha ao magnífico trabalho que têm concretizado!Bem Hajam!