sábado, fevereiro 29, 2020

Sector Bucólico


SECTOR BUCÓLICO


Ambiance bucólica...

Inicialmente, a ideia era “preparar” um sector de vias fáceis para a realização das minhas formações de escalada em rocha e, de facto, dias após um prévio (sempre duro) trabalho de escovagem, nasceu a primeira ascensão pelas mãos e pés de três formandos, durante um curso de “Clássica”.
Retornei depois para escovar as restantes vias, prometendo voltar para escalar convenientemente as ditas, ou seja, desde baixo, aferindo a respectiva dificuldade e altura.
A Daniela e eu acabámos por ocupar um dia e meio a inaugurar as restantes linhas do sector, descobrindo uma pequena “escola” simpática, com fissuras e possibilidades para protecções “à la carte” e uma rocha pejada de presas com os ângulos de “agarre” voltados para o lado bom. Uma escalada, digamos, confortável!


Daniela prestes a entrar na curiosa placa da "Esporão do pitão".


Com respeito ao ditoso grau, existe a possibilidade de seguir uma progressão lógica, desde o IV até ao 6c (ou mais!) – na “Coisa Fina”, que não chegou a ser encadeada.

Até agora são sete vias, uma com três pequenos lances, que compõe o leque de possibilidades deste sector que promete ocupar um agradável dia de escalada acessível, sem obrigar a nenhum compromisso, ou sequer ter de madrugar.
Com respeito ao equipamento fixo, as vias estão praticamente desequipadas, salvo as reuniões e contadas plaquetes dispersas.
Trata-se de um sector de vias fáceis e moderadas, para o qual será necessário levar um conjunto de friends e outro de entaladores. Uma corda simples de 60 metros é suficiente.
Na carta topográfica, o conjunto de rochedos que compõem o sector, figuram com o nome de “Poios” (Poios da Senhora de Assedasse) mas, a sua localização altaneira, de vistas despejadas e campestres, suscitaram um nome menos prosaico, um pouco mais adequado ao sentimento que o sítio provoca: SECTOR BUCÓLICO.


Paulo a adoptar uma posição estranha para se equilibrar na bela "Fissura bucólica".


Para uma visita mais acelerada recomendo a escalada das seguintes vias:

  • Escócia. Bonita via com fissuras variadas.
  • Fissura Bucólica. Fissura muito bonita e vertical. Para quem deseje incrementar um pouco a dificuldade no final, pode sair pela fissura da esquerda, pertencente à “Coisa Fina”.
  • Esporão do Pitão. Com a sua bonita placa final, incluindo o “picantinho” adicional da protecção num piton fixo.
  • Via das três ralés. Merece uma ascensão com o espírito “travessia”, ou seja, escalando toda a aresta rochosa até ao cimo da formação, sem rapelar. Um bonito final de dia. O terceiro lance é o mais difícil e também o mais interessante.

Paulo Roxo


Os Topos:













0 Comments: