terça-feira, dezembro 15, 2009

Foi no Sábado passado, dia 12 de Dezembro
Marcha de Protesto contra a portaria 1245/09

Por volta da dez da manhã, após encontro no Arco da Porta Nova em Braga, realizou-se a acção de protesto contra a portaria 1245/2009 que, na prática, obriga ao pagamento de uma taxa avultada (valor minimo de 200 euros), SÓ para se obter um parecer ao pedido de autorização para a realização de uma qualquer actividade que se deseje levar a cabo nos parques naturais deste país.

A lei serve para TODOS: empresas, clubes ou particulares.

Apesar da aplicação dessa lei ter sido revogada por um periodo de 90 dias, o Ministério do Ambiente afirma que a portaria é para rever mas as taxas são para manter?!

Como é evidente, trata-se de um absurdo sem precedentes!

Trata-se, no fundo, da privacidade de uma liberdade simples e clara, a de livre circulação nos territórios nacionais.

A manifestação teve uma participação de cerca de 150 pessoas, na sua maioria, pertencentes a clubes ou individuais.

Mas, poderiam ter sido muitos mais.

Foi com muita pena que notámos a fraca presença de escaladores nesta iniciativa.

De parabéns estão os organizadores deste protesto, os bloguistas dos Carris, Bordejar e Alma de Montanhista.

Parabéns e continuem a acreditar no sonho!

Paulo Roxo e Daniela Teixeira


3 Comments:

Anónimo said...

Fo..-ssse 200 aerios... Vão roubar para a estrada. E quando se quiser dar "uma" ao lado de uma bonita moita ladeada por bancadas centimétricas de calacários micríticos???? Também se paga???

AMV

Anónimo said...

Deprimente hipocrisia num país onde todos os anos onde assistimos a perda de biodiversidade, a contaminação e desgaste de recursos, ardem imensidões de hectares. Recuso-me a pagar a esses chupistas, não pago! Vá, eles que me venham prender, pelo "crime horrendo" de estar a caminhar na floresta. Tirem-me fotos de frente e perfil, e ponham lá "CRIME: CAMINHAVA NA FLORESTA" Não pago,( ainda p cima tenho pouco dinheiro), e a floresta é das poucas coisas que me resta de bom na vida e querem me tirar isso? Tirar ao ser humano algo de tão elementar e essencial que é o contacto com a natureza é como quem nos arranca o coração do peito! Não é com dinheiro que se resolve os problemas, mas com VONTADE, IDEIAS e acima de tudo AMOR á NATUREZA, e se há alguem que ama e respeita a natureza, são os montanhistas, escaladores etc. A taxa é uma vergonha, uma hipocrisia!REVOLTANTE!!! Amigos, se puderem coloquem aqui o link da petição, tenho pessoas interessadas em assinar.
Bem hajam.
M.

Anónimo said...

O mais castiço desta barbaridade toda é que primeiro pagas entre 200€ a 1000€ e depois os técnicos do ICNB comunicam se podemos ou não fazer a actividade, pode haver parecer negativo e pagas na mesma. É a forma mais radical de fazer dinheiro. Creio que a partir de agora vai haver muitos crimes pela montanha, eu já me sinto criminosa no meu próprio território.
Cumprimentos,
MC