terça-feira, maio 17, 2011

POQ... POQ... POQUÊ?!

POQ... POQ... POQUÊ?!



A promessa de temperaturas aceitáveis convenceu-nos a voltar aos Pinheirinhos.

Desta vez a ideia era inaugurar uma nova via no Flanco direito da falésia, onde já partilham espaço oito vias.

Na semana anterior, durante uma incursão solitária, lancei a corda sobre a bela placa compacta característica que marca, mais ou menos, o centro do sector.

Em 2009, o Ricardo Belchior e o João Gaspar, “roçaram” a placa em questão com a abertura da “Expo Carnaval 2009”, flanqueando a dita pelo seu bordo direito e tomando, no final, uma estética fissura semi-cega em grande diagonal para a esquerda até à terceira reunião da “Élite do medo”.

Utilizando a batota assumida de prévio reconhecimento e equipamento desde o cimo, deixei duas linhas em aberto, onde foram instaladas algumas plaquetes obrigatórias.

No dia 8 de Maio, a Daniela e eu lançámo-nos á abertura de uma das futuras vias.

O acesso realiza-se através da “Élite do medo”, um itinerário aberto em 2003, pelos José Carlos e Carlos Pereira que constitui também a linha de rapel primordial do Flanco direito dos Pinheirinhos.


O rapel de acesso através da "Élite do medo".


A novíssima “Poq...Poq...Poquê?!” tem um primeiro lance em comum com a “Élite do medo” e passando a reunião (não é necessário montar), cruza em ligeira diagonal para a reunião da “Caracol saltitante”.


A Daniela na transição arbustiva entre a "Élite do medo" e a reunião da "Caracol saltitante". No capacete um objecto estranho...


No mesmo lance e no capacete o tal objecto estranho... uma camara da GOPRO, cortesia da D`MAKER, apoio a novos projectos a surgir a seu tempo. Estávamos a fazer o "test-drive" do equipamento.


Desde aqui, utiliza a evidente fissura em diagonal para a esquerda e segue uma linha intensa de três plaquetes (crux) até encontrar um diedro evidente que se segue até à reunião (desequipada).

A Daniela a surgir no final do segundo lance. O lance duro.


O terceiro largo, segue uma linha vertical, aproveitando uma brecha entre a "Élite do medo" e a "Caracol saltitante". Ultrapassa três ressaltos até sair pela esquerda de uma lastra-diedro extra-prumada e evidente.


A iniciar o ultimo largo.


Ficou por realizar o projecto que irá cruzar a placa atraente pelo seu centro.

Portanto, noticias para breve... se o calor e/ou outros factores mais nobres (!), o permitirem.


Paulo Roxo



1 Comment:

Anónimo said...

Tou a ver que breve vamos ter aqui daquele vídeos (que a imagem não pára quieta) que deixam a malta mais enjoada que uma viagem de autocarro pela estrada velha do Marão!!!!
Aquele abraço
João Animado
P.S. Não esquecer que os espiões caprinos e ovinos ao serviço dos Stpesapeida não dão hipótese.