segunda-feira, março 08, 2021

Bucólico reloaded

SECTOR BUCÓLICO

RELOADED

 

Ambiance... Bucólica!


A ideia de desenvolver esta área começou com o plano de preparar um local adequado, e ao mesmo tempo recatado, para realizar os meus cursos de escalada em rocha. No entanto, as futuras explorações alteraram o objectivo original, o de criar uma simples “escola” de formação.

Neste momento o sector Bucólico possui 20 vias, entre as quais algumas totalmente equipadas.


Na bela e recente via de escalada desportiva "Ventoleira".


Esta “escola de escalada” alberga vias de escalada clássica, para as quais serão necessários um conjunto de friends e alguns entaladores, bem como algumas vias totalmente equipadas que se resolvem utilizando apenas um conjunto normal de expresses e os respectivos mosquetões de segurança. Algumas vias possuem três lances. Contudo são lances curtos, para os quais a utilização de corda simples de 60 metros será suficiente. Com excepção para a "Variante entrada" (via 4), todas as vias possuem as reuniões equipadas.


A inaugurar o pequeno sector de iniciação: "Rachinhas".


No campo das dificuldades, a maioria das vias são de dificuldade baixa e algumas moderadas, com uma ou duas difíceis. Creio ser um sector apropriado para se aprender as técnicas de escalada de auto-protecção (clássica) ou para a iniciação à escalada em rocha - quando devidamente acompanhado por alguém com saber e experiência na matéria - ou simplesmente, para passar um dia agradável de aventura comedida em contacto com a natureza. 

ATENÇÃO: Apesar da dificuldade relativamente baixa da maioria das vias, este é um local de escalada de aventura, isolado e pouco visitado. Prestar atenção a possiveis blocos ou pedras soltas e usar sempre o capacete.

O posicionamento geográfico contrasta com o que normalmente associamos à Serra da Estrela, com os seus escarpados de granito impressionantes e os desníveis acentuados. Aqui a morfologia apresenta um aspecto mais "tranquilo". Contudo, a localização altaneira permite vistas desafogadas, podendo observar-se o planalto superior da Serra da Estrela com neve no Inverno e os seus belos maciços em evidência, como os emblemáticos Cântaros. O ambiente campestre e o facto de quase não se avistarem casas até onde a vista alcança provoca sentimentos de calma e serenidade.

Uma envolvência… bucólica.


Paulo Roxo


Os topos

 












Equipamento necessário:

- Micro-friends

- Friends

- Entaladores

- 10 expresses

- Mosquetões com segurança

- Descensor (reverso)

- Capacete

- Prever cordeleta para substituir algumas cordeletas de reuniões

- Boa disposição e respeito pelo local e pela natureza


3 Comments:

Tenzig said...

Muito interessante! A ver se desconfino por aí, em breve!

Taveira Maria said...

Obrigado Paulo por mais um belíssimo local para disfrutar a nossa serrinha 🙂

David said...

Uau! Croquis espectaculares, grande detalhe (que é como quem diz: grande trabalheira). Vale de certo a visita.
Obrigado Paulo e Daniela!