sexta-feira, dezembro 04, 2009

Marcha silênciosa em protesto contra a injustiça da Portaria 1245/2009 dia 12 de Dezembro pelas 9h30 em Braga.

Para sublinhar o desagrado, os participantes na marcha deverão, se possível, trajar roupas pretas ou então colocar uma fita preta no seu bastão.
O blogue http://carris-geres.blogspot.com/ - CARRIS com a participação do BORDEJAR. COM http://bordejar.com/ e http://www.almademontanhista.blogspot.com/ - ALMA DE MONTANHISTA estão a organizar uma marcha silenciosa de protesto contra a Portaria 1245/2009 que terá lugar em Braga no dia 12 de Dezembro de 2009. A concentração será feita junto do Arco da Porta Nova pelas 9h30. A marcha deverá ter início pelas 10h00 e irá percorrer a Rua D. Diogo de Sousa, a Rua do Souto, Largo Barão de S. Martinho e irá terminar na Avenida Central.
A este protesto, junta-se a FPME, que no sentido de estar presente e reforçar a "Marcha silenciosa" agendada em Braga, adia a marcha "As Montanhas também são nossas" (que estava agendada para o mesmo dia).
Desta forma a FPME, convida os seus associados a juntarem-se a este protesto, porque

"AS MONTANHAS TAMBÉM SÃO NOSSAS"

Nós do blog Rocha Podre e Pedra Dura também vamos lá estar e apelamos a todos os que passarem por aqui a comparecerem.
Este é um momento em que é absolutamente necessário união, se queremos continuar a praticar as nossas actividades em liberdade.

23 Comments:

White Angel said...

Daniela,

Muito Obrigada, porque as montanhas são tuas... são minhas... e TAMBEM SÃO NOSSAS...

Saudações Montanheiras,

Pedro Hauck said...

Oi Dani.

Aqui no Brasil estamos enfrentando os mesmo problemas. Há pouco tempo dois escaladores foram presos e depois multados por que estavam escalando em um parque. Diversas unidades de Conservação proibiram o montanhismo e escalada e as coisas estão ficando complicadas.
Pior é que tudo isso acontece por falta de conhecimento das autoridades públicas, que desconhece que o montanhismo é uma cultura que tem ética e muito respeito ao meio ambiente. O mais triste é ver alguns parques que foram criados pela ação de montanhistas agora sofrerem restrições. O Parque do Marumbi é um exemplo. Lá, há 130 anos atrás, foi onde começou o montanhismo no Brasil e hoje não podemos escalar a rota onde o pioneiro galgou a primeira montanha por motivaçòes intrinsecamentes montanhisticas. Sucesso no protesto de vc's. Só lembrando que no dia 11 de Dezembro é o dia internacional das Montanhas!!!

ljma said...

Compreendo a atitude do Paulo quanto a dialogar com anónimos (não é bem um diálogo se uma das partes se recusa a responsabilizar-se pelo que diz, assumindo-o), mas quero mesmo assim adiantar que a portaria contra a qual se planeia esta manifestação nada diz sobre valores ambientais ou a sua protecção. Simplesmente consiste numa tabela de preços a cobrar pelo pedido de pareceres relativos a diferentes actividades, entre as quais o montanhismo ou a escalada, mas incluindo também actividades de construção civil ou agrícolas.

A dita portaria está disponível em
http://www.dre.pt/util/getpdf.asp?s=dip&serie=1&iddr=2009.198&iddip=20092894

Anónimo, procure nesta portaria as cabra montesas, o falcao peregrino a aguia real, o quebraossos, o britango, o chasco preto e a andorinha das rochas. Verá que não encontrará a mais leve referência, mesmo que indirecta ou velada, a estes ou outros valores naturais (autóctones ou não nas nossas fragas, mas adiante).

Não se trata, portanto, de proteger ou não os valores das fragas. Nem pouco mais ou menos. Antes fosse. Mas, se fosse, tanto havia a dizer sobre tudo o que o ICNB permite e não permite...

Saudações!
José Amoreira

PS. Muito menos se trata de egoísmos. Que os há entre escaladores, claro! (Como entre amigos da fauna das fragas.)

Daniela Teixeira said...

Sendo que alguns comentários colocados no seguimento deste post, que achamos de extrema importância, apresentavam conteúdos (dizemos "conteúdos" para ser delicados no que respeita à infantilidade das mensagens!) absolutamente desenquadrados com o assunto em causa, pela primeira vez, achamo-nos na obrigação de os remover.
Não vamos tornar este acto uma regra, mas desta teve mesmo de ser!
A todos os que por aqui passam, por favor, esta acção de dia 12 de Dezembro é para levar a sério e ser respeitada.

Daniela e Paulo

ljma said...

Só mais uma coisa: saberão, decerto, que a dita portaria foi há dias suspensa pela nova ministra do ambiente, pela portaria 1397/2009:
http://www.dre.pt/util/getpdf.asp?s=diad&serie=1&iddr=2009.235&iddip=20093261.

Mesmo assim, justifica-se a manifestação, para demonstrar o descontentamento com a lei suspensa e a esperança de que o que a vier a substituir seja melhor.

(Mas eu sou demasiado egoísta para comparecer, aviso desde já. Desculpem. E força!)

Abraços
José Amoreira

Anónimo said...

José Amoreira, desculpa lá pá, tinhamos acabado de apagar as mensagens a que te referes, no momento em que colocaste a tua.

É que os comentários estavam dirigidos ás nossas pessoas de uma forma directa e não ao assunto em questão.

De qualquer maneira é a primeira vez que apagamos algum comentário e esperamos não ter de repetir.

Paulo Roxo

ljma said...

Eu percebi o que se passou e compreendo a vossa decisão. Tudo bem!
Força!

Anónimo said...

eu tinha os autores do blog em grande consideração, fundamentalmente pelas proezas desportivas, pela qualidade dos textos, pela vossa irreverência

... ter um blog, ou gerir um blog passa por aceitar a opinião dos outros por muito infantis que sejam, passa por aceitar as criticas e viver com elas venham elas donde vierem, ninguém disse palavrões nem atentou contra a vossa honra, se é apenas com a vossa imagem que se preocupam, então não venham armar-se em defensores do interesse público.. e quem não deve não teme

adeus

ass: o tal da fauna das fragas

White Angel said...

Fico triste cm algumas atitudes, algumas afirmações sobre preservar ou não a natureza, fico sobretudo muito triste com a falta de conhecimentos sobre os motivos dos autores desta manifestação…

Convido essas pessoas a lerem atentamente os 3 bogues em questão para depois afirmar se nos preocupamos ou não com a fauna, a flora ou mesmo com os residentes…
A portaria é o que mais nos afecta directamente mas não deixamos de defender o ambiente da montanha que nos acolhe todas as semanas sem excepção. E por amar essa natureza acima de tudo, gritamos bem alto a nossa magoa por não poder ir lá, esperneamos, lutamos e gritamos ao mundo que precisamos semanalmente desse cantinho… Eu preciso… E muito antes dessa portaria ser aprovada já eu e os meus colegas sentíamos a falta da serra…. Como diz Miguel Torga é fisiológico, é uma necessidade incontrolável… AMAMOS a natureza muito acima do que qualquer ambientalista que « adora » a natureza… lá no bem bom da sua magnifica sala de estar e a ver um belo programa de televisão, ambientalista tb claro… Da serra não conhece nada… nunca lá foi… nunca sentiu … nunca viveu… não pode entender… e como eu o entendo !!!
Estou a falar assim, mas não pensem que sou a única… como eu há muita gente em todos os cantos do mundo…

José Amoreira, sou uma das responsáveis desta manifestação… se há alguém que ama em todo o seu esplendor aquela serra e não só (estou a falar de cada partícula de terra, cada mais insignificante insecto ou mesmo cada arbusto) essa pessoa sou eu… Lamento muito mas não ganho o suficiente para pagar €200 de todas as vezes que vou lá. Como poderás verificar no meu blogue há épocas do ano eu que eu vou todos os fins de semana, sábado e domingo… 8 vezes por mês… caminho muitas vezes sozinha posso te dizer que para alem dos pastores que acompanho são muito poucos os grupos que eu cruzei… já lá vão mais de 20 anos… Consegues imaginar o que significa, tirar me isso?… eu vou te dizer… morrer antes do tempo… aos pouquinhos… Tirar me o único prazer que ainda me resta…

Acima de tudo o que nos leva a protestar é o AMOR e a PAIXÃO que sentimos pelas montanhas. Gostaria de salientar que esta manifestação começou com 3 companheiros de montanhas que se mantiveram sempre unidos no mesmo propósito, depois foi-se juntando, clubes, federações e esta a tomar proporções que eu não estava a contar, mas estou preparada para elas e as enfrentar… aprendi isso com as montanhas… senhoras muito sabias (foi um pastor que me disse isso;) ).

Espero ter esclarecido um pouco dos nossos motivos, mas o diálogo frente a frente é sempre mais esclarecedor.

Saudações Montanheiras,
Dorita Carronda

Anónimo said...

Olá Dorita.

Embora o nosso leque de actividades possa parecer mais "extremo", também nós funcionamos por essa paixão de tão bem falas.

A escalada e a montanha para mim, não fazem qualquer sentido sem a componente NATUREZA.

E, ao contrário do que pensam alguns "ambientalistas", preocupamo-nos (e muito) com os locais por onde andamos.

Por isso as tuas palavras são de todo pertinentes e reflectem o verdadeiro espirito dos que buscamos o contacto com a beleza natural deste país.

A tua mágua parece (corrige-me se me engano) dirigir-se um pouco para o José Amoreira, devido talvez à frase: "...sou demasiado egoista..."
Não entendas mal. Essa frase é irónica e surgiu como resposta a um comentário de um anónimo que acusava os escaladores de egoistas. Quando decidimos apagar esses comentários (a explicação está aqui em cima, nos outros comments), a frase perdeu o seu contexto.
As nossas desculpas pelo mal-entendido.

Paulo Roxo

Anónimo said...

Epá montes de erros...

No primeiro parágrafo deveria ler-se:

...também nós funcionamos com essa paixão de que tão bem falas...

Mais abaixo:

leia-se: mágoa e não mágua!

Paulo Roxo

White Angel said...

Olá Paulo,

De facto houve um mal entendido que só depois de enviar o comentário me apercebi mas a mensagem fica para quem não souber…

Quanto aos montanhistas/montanheiros ou os praticantes de escalada, entendo que a paixão seja a mesma, só temos formas diferentes de o demonstrar… Isso pouco importa, o que realmente importa é o sentimento que nos move…

Quanto aos erros, cometo imensos, não os vejo… só consigo ver a mensagem bonita que nos passamos e essa oculta qualquer erro…

Obrigada pelo apoio:)
Dorita

ljma said...

Paulo, Dorita, vivam!
De facto há um mal entendido. Percebo muito bem o ponto de vista da Dorita, até porque o partilho inteiramente, mas noutra serra.
Quanto a isso de ser egoísta, em parte trata-se de facto de uma alfinetada retórica a um comentário eliminado, mas era também uma justificação (que nada justifica, obviamente) para eu não participar pessoalmente na manifestação, apesar de concordar com ela e esperar que ela ajude a que os meus pontos de vista sejam tomados em consideração quando se redigir a portaria que vier a substituir a que agora foi suspensa. Se eu não fosse tão egoísta/comodista, arranjaria maneira de comparecer.

Força!
José Amoreira

TPais said...

Olá Pessoal,
alguem vai e volta no mesmo dia à manif?Estou à procura de boleia.Abç

pedropikas said...

Boas Paulo/Daniela

Escalador que é escalador ia à manifetaçao e escalava no domingo.. que tal? :)

Anónimo said...

Pedro.

Pois claro!!

Se o tempo o permitir.

Paulo e Daniela

pedropikas said...

Vão ficas por aí acampados?
Posso-me colar à escalada?
:)

Daniela Teixeira said...

Pedro, respondemos-te por mail.
Daniela

Anónimo said...

Enquanto todos os anos ardem milhares de Km de floresta e ninguém é punido a sério, os desgraçados dos montanhistas, que são quem mais ama a natureza, são explorados por um governo que usa todos os argumentos para sacar dinheiro. Tal como White angel disse "Consegues imaginar o que significa, tirar me isso?… eu vou te dizer… morrer antes do tempo… aos pouquinhos… Tirar me o único prazer que ainda me resta…", eu subscrevo totalmente. A natureza dá a sua beleza e pureza, e nós respeitamos a e cuidamos dela. ninguem têm o direito de nos roubar o pouco que nos resta de felicidade. É que desta forma as únicas pessoas que irão para a floresta serão os incendiarios criminosos,á socapa, porque esses raramente os apanham. E nós que procuramos um pouco de felicidade neste mundo tão cinzento e triste, querem nos tirar isso?? Temos de nos revoltar, e mesmo tendo compromissos laborais rigidos, eu vou fazer o possivel pra me opor a este atentado contra a nossa liberdade!
Cumprimentos amigos,

H.G.

Jorge Nogueira said...

Olá Paulo e Daniela,
Se possivel dia 12, gostaria de falar convosco, será possível?
Eu sou de Bragança e temos familiares comuns! Soube há pouco tempo!
Abraço

Daniela Teixeira said...

Olá Jorge

Epá, já estou curiosa!
"Temos familiares comuns"...nós, tu e eu, já que as raizes do Paulo são de...um pouco mais a sul :)
Encontra-nos dia 12...amanhã! Lá estaremos ;)
E se possivel, desencaminha mais gente de Bragança!

Anónimo said...

Se "quem não deve, não teme"... É interessante como o negativismo crítico se esconde quase sempre atrás do anonimato!

Força Paulo e Daniela!
Força também a todos os que estão interessados em fazer os possíveis e os impossíveis, para que as montanhas ou espaços de natureza em Portugal se mantenham LIVRES, bem como o país própriamente dito,PORTUGAL, SINÓNIMO DE LIBERDADE assim se mantenha!

Viva a liberdade, sempre!
João Gaspar

Anónimo said...

Porque só conhecendo se aprende a respeitar e a preservar

Porque andar pela natureza é sempre melhor actividade (para o próprio e para a sociedade) do que andar a seringar

Porque querer preservar a natureza através de dinheiro é antidemocrático (os ricos podem destruir, os pobres nem sequer usufruir) e irresponsável (como tão bem sabemos não é o dinheiro que preserva a natureza, é uma cultura cívica de toda a sociedade e de cada um em particular e uma fiscalização séria e honesta das entidades competentes)

Também por tudo isto, é fundamental encabeçar esta luta, porque quando acordarmos, não haverá um único jardim público da cidade poluída que possamos usufruir sem pagar...

Teresa Leal