sexta-feira, maio 27, 2011

CABO DA ROCA, NOTAS SOLTAS

CABO DA ROCA
NOTAS SOLTAS


Cabo da Roca. As rochas, a Natureza, a imensidão do mar com as suas eternas ondas que insistem em empurrar a terra. Lá ao fundo, a Noiva.


A misteriosa face norte da Noiva. Que surpresas revelará? Que emoções? Como será? Uma pedra perdida.


A face leste da Noiva. A sua sapata revela o arco de calcário. Um novo portal? Uma nova aventura? E o mar... esse, sempre ali, o Atlântico continua, impávido mas não sereno... jamais!


A Ursa. A pedra da Ursa. O rochedo da Ursa. Nomenclaturas para tentar definir uma inspiração da natureza. Durante muitos e muitos séculos as marés brincaram com a Ursa, transformando-a ora numa ilha, ora numa península. Cansada de tanta indecisão, a Ursa resolveu tomar um partido. Numa sacudidela de ombros, o seu topo ruiu, arrastando consigo todos os diedros, placas e blocos que compunham o lado sudeste. Numa explosão terrivelmente espectacular foi literalmente arrasada uma parede inteira, de alto abaixo, com toneladas de rochas a precipitarem-se para o vazio. A partir desse momento os escombros, depositados na base, junto à perna que forma um arco, impediam que o mar contornasse o rochedo na sua maré alta. Desta forma, a Ursa decidiu deixar de ser ilha e, de se submeter aos humores incansáveis das marés.



A nova face da Ursa, passados séculos! Esta transformação tão radical de algo considerado como quase eterno, pelo menos com uma idade tão afastada das nossas dimensões humanas, incita-nos a reflectir sobre a nossa própria condição. Independentemente das nossas acções, somos meros espectadores neste planeta vivo e poderoso que, um dia pode vir mesmo a fartar-se da nossa presença e decidir livrar-se de nós. Mas, enquanto isso não acontece, o mundo não deixará de nos maravilhar e espantar com os seus locais magnificos, cheios de segredos e emoções, como o Cabo da Roca.


Paulo Roxo. 27 de Maio de 2011.

2 Comments:

Anónimo said...

;)))))))))))))))))))))
bonito
Teresa Leal

taia said...

Boas fotos. e o texto bem profundo.

Abraço
AB