quinta-feira, junho 14, 2007

Futuro...que se lixe o futuro! Viva o Cabo Carvoeiro!


Ora aí está! Ou melhor…ora aí esteve! Ou talvez melhor…ora lá esteve! Esteve o quê? E lá, onde? Confuso? Nada disso…

O “lá” foi mesmo no Cabo Carvoeiro. O “esteve” é que é um pouco mais complexo. Esteve lá…ou melhor estivemos em Peniche, um grupo de amigos (+ou- uns 15) para desfrutarmos de dois dias escalada. E esteve um fim-de-semana curioso onde a sorte se fez sentir acentuadamente. “Curioso”… devido à sorte! E que sorte tão curiosa!

Desde que o Nuno “Larau” se tornou num habitante… ou melhor, numa espécie de habitante… ou talvez ainda melhor, num pseudo-habitante de Peniche, que anualmente festejamos o 10 de Junho para aquelas bandas do Cabo Carvoeiro. Estes são festejos importantes para nós! Mas, desiludam-se os mais patriotas, pois os nossos festejos NADA têm a ver com o dia de Camões, das Comunidades e muito menos de Portugal! Este é o dia de aniversário do “Larau”, escalador (como quase todos os que estávamos presentes) com os dias contados! Contados, porque não temos futuro, porque somos escaladores clássicos sem futuro, porque a escalada clássica não tem futuro… NÃO TEM FUTURO!!!!

Ou será que estamos enganados? Ou será que aqueles que estão convictos disso estão mesmo redondamente enganados? Ou será que apenas o “iluminado” escalador, sabedor da verdade suprema, que um dia proferiu mediaticamente a frase «a escalada clássica não tem futuro» é que está mesmo esganado? Não sei, mas também pouco me importa! Aquilo que sei, ou melhor, aquilo que vejo é que me dá a imagem de que essa afirmação está errada. Nos últimos meses, nunca paredes e falésias “clássicas” viram tanta gente. Nunca algumas agora mediáticas vias de fissura viram tantos “friends” e mãos entaladas. Jamais o Espinhaço, Pinheirinhos, Meadinha, Cântaro Magro, Parede do Inferno e… Cabo Carvoeiro foram assediados de forma tão constante e por tanta gente. Até por lá aparecem algumas “estrelas” do nosso meio. E segundo ouvi dizer, nunca neste país pequenino à beira de um ataque de nervos…desculpem, à beira do Atlântico (ahhh…e que festeja o seu dia no mesmo dia de aniversário do Larau) foram vendidos tantos jogos de entaladores e “friends”. Será que são apenas para pendurar os cortinados, agora que o sol entrará com força pelas janelas e o calor apertará? Talvez…

Mas voltemos a centrarmo-nos no passado fim-de-semana. Como acima dizia foram dois dias curiosos e de sorte. Curiosos pelo grupo diversificado que se formou, e porque penso que nunca estas falésias se viram tão massificadas. Sorte…porque a sorte é que as previsões eram de chuva, pois se fossem de sol acho que morríamos todos esturricados. Foram dois dias perfeitos. Sol, temperatura amena, vias secas e o mar amigável. Enfim…enfiem-se nos buracos até os tendões rebentarem (contra mim falo, pois por vezes também o tento fazer e ainda por cima sem sequer entrar em nenhum “clube” restrito já rebentei um ombro e alguns dedos) e não apareçam…isto é, se quiserem ter algum futuro!

MG

Falésias do Cabo Carvoeiro



Fauna (e flora) local


E tu, será que tens futuro?


Fauna visitante



Marco Cunha...


...é que aaaabafas!

Larau... o aniversariante!


"O Ultimo reduto"


Paulo Roxo


Afinal na escalada clássica também dá para rebentar tendões


Bruno Gaspar "on fire"


E o Cunha a "flashar" a cagar


Repetindo "Bandeira a meia haste" , via aberta momentos antes pelo Larau (será que era por ser 10 de Junho?)


Ema Neto na "Bandeira a meia haste"


E quê, será o Rebuffat? Humm...antes fosse!


A colheita ao final de mais um dia de escalada. Embora em vias de extinção ainda capturámos 2 friends!


Coitadinhos...enfim, têm os dias contados. Viva o 10 de Junho!! (Parabéns Larau!!!!)

3 Comments:

larau said...

Realmente o Cabo Carvoeiro cria um ambiente fora do comum, mas são os escaladores que ali aparecem que completam daquelas paredes. Aquelas paredes foram lá colocadas para serem escaladas e nós simplesmente cumprimos com o nosso papel... Obrigado pessoal por aparecerem lá especialmente neste dia. obrigado rppd!!!!
Larau

Anónimo said...

Com ou sem futuro…que se lixe o futuro!!!

Três anos marcam a minha passagem e a celebração do aniversário do Larau no Cabo Carvoeiro. Muitos foram os fins-de-semana em que o clima nos pregou partidas, bom tempo em todo o lado e, na península de Peniche, a maresia fazia estragos…deitando por terra todos os planos de uma escalada particular ao som do mar (uiii q romântico;)).
Mas, foram também os fins-de-semana em que fomos brindados com “ambiente” espectacular que só estas falésias nos permitem viver. Este foi um fim-de-semana desses…mas com uma particularidade, chuva (segundo as previsões) em todo lado e sol em Peniche! Sim, a escalada, as pessoas, o tal…ambiente, as vias…o desfrute total.

Parabéns aos camafeus do costume…Grillo, Roxo e Larau…pelas linhas fantásticas
e…viva aos Clássicos sem Futuro!!!

Bruno Gaspar

sesa said...

Excelente fim de semana de desenvolvimento social, físico e cultural numa região que desconheciamos.

Uma rocha de pedra feita de areia viciante.

Umas fissurinhas horizontais geometricamente paralelas.

Muito bom ambiente. Há muito que não disfrutavamos assim.
abraço.
Abismo Branco