sexta-feira, outubro 20, 2006

Dia de cume, 7 de Outubro de 2006


Pela meia-noite e meia, quando meti a cabeça fora da tenda, já 6 luzinhas tomavam a direcção do campo 3 enquanto a lua iluminava o caminho.
Os 2 rapazes filipinos estavam já também de saida.
A ideia do sherpa Lakpa, era dar a esta expedição oxigenio desde o campo 3.
Eu e as duas raparigas, acabamos por sair tardiamente, cerca das 2:30.
Preocupava-me ja o atraso e o vento gélido que soprava não era um bom pressagio. Acelerei o passo e uma hora depois percebi que os dois rapazes filipinos estavam demasiado lentos para fazer cume. Cerca de 15 min. depois, 3 italianos que conheci baixavam demovidos pelo frio e pelo vento. Diziam que não se queriam meter em ventos de 70km/h que se faziam sentir acima do campo 3. 70km/h era exagerado, as previsões que tinha eram de cerca de 40 para o cume, pelo que decidi continuar. Perguntei-lhes por Julia, uma alpinista do grupo, disseram-me que teria decidido continuar com outros 2 italianos.
Cheguei ao campo 3 cerca de 3h depois e decidi parar meia-hora para recupar, comer e beber algo. Aí, dois Espanhois exclamaram: "Hola Portuguesa, vienes del campo 2?"
Respondi afirmamente. Disse-lhes que queria descansar um pouco mas, ao ver que se estavam a preparar para subir resolvi aproveitar a "boleia". Não queria continuar sozinha.
O dia começou a clarear e acabei por sair do campo 3 com Rafael, que se viria a tornar em "São Rafael" pelo que se passou a seguir. Subiamos ao mesmo ritmo. Após uma vertente, chegamos a uma banda de rocha (a Yellow Band) que é necessário transpor.
Está tudo equipado com cordas fixas. No entanto, áquela altitude, cerca de 15 ou 20 metros de uma fácil escalada em rocha tornam-se num verdadeiro desafio, especialmente porque, para além do arfar, é necessário mexer em material, o Jumar (ascensor), com umas enormes e desajeitadas luvas de penas sem dedos e no meu caso com um bastão em punho. Vagarosa e desajeitadamente, lá transponho este obstátulo. No final, à que remover o Jumar, passando-o para a corda seguinte. Neste processo, sou obrigada a tirar uma luva, ficando só com uma fina luva interior. De repente, deixo cair a luva. Gelasse-me o coração, pois sei que sem a luva não posso continuar, pois se o fizesse, iria congelar os dedos. Olho para baixo e vejo Rafael a apanhar a minha luva. Espero um pouco até que este me alcansa, com a luva entre os dentes. Agradeço emocionada, sem ele nunca poderia continuar.
Depois deste incidente, apesar do frio intenso, a minha motivação parece ter-se renovado. À medida que subo, as pendentes parecem multiplicar-se. Distâncio-me de Rafael e dou por mim novamente sozinha, a pensar se será ou não possivel alcançar o cume desta montanha, com o vento forte que se faz sentir. Quantos irão à minha frente?
Tenho a certeza que pelo menos 3 italianos, que sairam bastante antes, já que não passaram por mim a descer. Isso dá-me forças para continuar. Um pouco mais à frente, vejo mais duas pessoas, que como eu se movimentam vagarosamente.
De repente, vejo o fim das cordas fixas e o sol começa a iluminar-me. Penso que me irá aquecer, mas engano-me, pois o fim das cordas fixas significa a diminuição de pendente e logo uma maior exposição ao vento.
Paro para beber um pouco de sumo e tentar engulir alguma coisa. O sumo está já bastante frio e quase intragável, apesar de muito protegido. De comer, apenas consigo espremer um gel meio energético, tudo o resto congelou. Por esta altura, perdi já a sensibilidade nas pontas dos dedos de uma mão, mas não me preocupo muito porque percebo que as mexo bastante bem.
Quero acreditar que no fim da vertente vai surguir o que dizem ser o longo planalto sumital, mas quanto mais subo, mais a montanha insiste em esconder-me o dito planalto. Não faço ideia das horas, não posso retirar a luva para ver o relógio, o intenso vento tenta demover-me, mas penso "já que cheguei até aqui, continuo um pouco mais, pelo menos até que os italianos que estão à frente se cruzem comigo ao descer".
Nisto alcanço outro alpinista espanhol e pouco depois entramos os 2 no tal planalto do cume. As nuvens à minha frente movem-se depressa e a visibilidade não é perfeita. Os 40km/h que o Vitor Baía previa, eram ali cerca de 50 ou 60, duros de enfrentar. Penso que já deve faltar pouco, quando vejo um vulto a caminhar na minha direcção. Quando nos cruzamos, reconheço um dos espanhois e pergunto "quanto tempo para o cume?" ao que me responde "2 a 3 horas". Surpreendo-me com a resposta e fico ali parada a pensar que com este vento não vou conseguir. Faço um esforço para ver as horas e vejo que são cerca das 12:30 (hora nepalesa). Penso que se demorar 2 a 3 horas poderei ter sérios problemas. Pegadas apagadas pelo vento naquele imenso planalto com fraca visibilidade, podem significar perder-me por ali. Fico ali parada o que penso serem 1 ou 2 minutos, a pensar o quão larga é a distância e tão curta a altitude. Desisto, volto as costas e penso que não vale a pena arriscar. Minutos depois, cruzo-me com um espanhol que vinha a subir e que me diz "não não, daqui é no máximo uma hora, vamos, tenho um amigo mais à frente". Isso dá-me novo animo e decido arriscar. O tipo parecia confiante. Novamente me ponho a caminho e passado pouco tempo surge vindo do cimo, o tal amigo feliz dizendo "são mais 10 min". Esses 10 minutos pareceram-me 5 e de repente estava ali, um cume que não parecia cume, de tal forma se encontra dissipado no meio de um planalto com nuvens que se movimentam rápido e com neve que um intenso vento levanta.
Eram as 13:00. Sentados no chão, estavam Simone e Julia (italianos).
Felicitamo-nos. Olho em volta e avisto umas velhas bandeirinhas de oração. Atrás de mim, jaz no caminho uma garrafa de oxigénio laranja e um cantilo azul, há algum lixo no cume.
O Everest que era suposto ver, estava tapado pelas nuvens.
Faço de imediato uso do meu telefone satelite, primeiro tenho a sorte de falar com o meu pai "Pai, estou no cume! Consegui!" grito eufórica. Depois envio uma menssagem ao Pedro Cuiça para colocar no site da expedição. De seguida, peço aos italianos que me filmem um pouco, enquanto balbucío algumas coisas que me vêm à cabeça. Filmo um pouco o envolvente e quando peço que me tirem umas fotos, a minha máquina recusa-se a funcionar, acusando falta de bateria. Não posso acreditar. Nisto chega o espanhol que estava mesmo atrás de mim e peço-lhe para tirar umas fotos com a sua câmara, "Claro!" responde. Pouco depois vejo Rafael. Os dois espanhois conhecem-se. Peço também que me tire umas fotos, ao que este acede. Pouco depois, inspeciono o meu cantil, tal como temia descubro meio litro de liquido congelado. Até a comida que trazia junto ao corpo conjelou! Resta-me voltar para baixo rapidamente e fugir ao intenso mau tempo. Penso apenas que o Vitor Baía tinha razão, não era dia de fazer cume...apesar de já estar feito!
O meu primeiro 8000...em tão duras condições.
Não duvido que baixarei bem e depressa ao campo 2, pois sinto uma enorme energia interior e uma intensa satizfação. Chego a esquecer que apenas ingeri meio litro de sumo e um pacotinho de gel, surpreendo-me como me sinto tão bem.
Vejo os restantes a descer devagar e extenuados, eu estranhamente, pareço agora ligada à corrente electrica!"
Rapidamente me ponho no campo 2 e na ultima vertente, cruzo-me com 2 filipinos. Como os vejo exaustos, percebo que algo correu mal.
No campo 2, Noell (uma das filipinas) recebe-me de braços abertos e felicita-me. Estranhamente, o efusivo Lakpa mal põe a cabeça fora da tenda. Com Pasang passa-se mesmo. Dizem-me pouco depois que Regie, o lider da expedição, ficou com cegueira das neves e os 2 sherpas tiveram de o descer amarrado a cordas, pelo que ambos estavam extenuados.
O ambiente estava pesado.
Como o cansaço foi contagiante nessa noite, apenas eu e Noell cozinhamos umas massas para o jantar, mas já não houve paciencia para fundir gelo para fazer água. Assim, fiquei-me com um pouco mais de meio litro nesse dia. A consequência, foi uma enorme dor de cabeça nocturna!Karina, demorou uma eternidade para descer a ultima vertente, sentando-se de 5 em 5 passos. O que se desce em cerca de 15 ou 20 minutos, deve ter-lhe custado umas 2h.
Pela noite, ainda tive o enorme prazer de falar com os meus pais e com Ivan, que do outro lado do telefone estava tão contente com a noticia, que parecia ter sido ele a fazer cume.

NOTA: fotos...breve breve :)

5 Comments:

Anónimo said...

é sempre bom qdo tudo acaba em bem :)

Zé Maria said...

Foste magnífica Daniela! Beijinhos.
ZM

taia said...

lindo Daniela...

Anónimo said...

Parabens pela tua conquista.
Continua. ;D

Fatima Vinagre said...

Olá Daniela! Estás vivaaaa!!!
Quero em primeiro lugar dizer: PARABÉNS!PARABÉNS!PARABÉNS!
Por essa tua coragem e nova conquista.
Desejo que alcances na tua vida todos os objectivos que te proponhas atingir e de forma tão brilhante quanto este.
Como é que cheguei até aqui?
Estava eu muito sossegadita em casa a ler... quando vejo a tua entrevista na revista Domingo do Correio da Manhã.
Espectacular! Deve ser uma sensação única e de beleza inigualável!
Há muito que não tinha notícias tuas.
Construímos uma casa nova (podes vê-la no meu blog) e como tal arranjámos mais uns hobbies.
Falei com a Ana há cerca de uns 6 meses e andava toda atarefada com o seu mestrado. Não sei se já entregou a tese, porque andava com problemas de tempo por causa do trabalho. Por agora é tudo. Dá notícias! Beijinhos