terça-feira, setembro 01, 2020

Guia lau

GUIA LAU

Paisagens sublimes

Na linha da divulgação de vias “acessíveis” multi-lances na Serra da Estrela, aqui fica mais um contributo. Trata-se de uma via aberta há pouco mais de dois anos, mais precisamente a 6 de julho de 2018, em técnica de escalada em solitário.


Alpkit!


Com esta escalada agradável e relativamente fácil, resolvi homenagear uma figura que nasceu há mais de 100 anos e que realizou vários trabalhos como guia na Serra da Estrela; o Guia Lau!


O Guia Lau.


Entre os primeiros anos da década de 30 até finais dos anos 40 do séc XX, o famoso matemático Bento de Jesus Caraça realizou várias visitas à Serra da Estrela, “arrastando” muitas vezes os amigos nas suas travessias. As suas incursões seriam sempre guiadas pelo José Santos, também conhecido como o “José Lau”, ou simplesmente, “Lau”.

José Santos, de São Romão, era na verdade uma pessoa sem residência fixa ou ocupação permanente, cuja vida acabou marcada pela pobreza. No entanto, quando Bento de Jesus Caraça visitava a Serra da Estrela, o espírito de Lau iluminava-se. A vinda do matemático significava a sua contratação como guia e, com sorte, alguma roupa para vestir, oferecida pelo seu benfeitor. Lau costumava referir-se a Bento de Jesus Caraça como: “O Paizinho”.

Com o tempo, o “Guia Lau” ganhou uma certa reputação, tendo sido entrevistado algumas vezes. Numa dessas entrevistas, quando confrontado com uma questão acerca do seu modo de vida, Lau respondeu: “Vivo com o Sol do céu e com o pão que me têm dado os que vivem na terra!”

Apesar das dificuldades, em princípios do século XX, Lau tornou-se em um dos maiores conhecedores do território bravio da Serra da Estrela, merecendo um lugar de destaque na história do montanhismo da Serra da Estrela, na sua fase embrionária.


Paulo Roxo

  

Topo










 

0 Comments: