sábado, setembro 19, 2020

Ressaltinhos, ressaltos e ressaltões!

 RESSALTINHOS, RESSALTOS E RESSALTÕES!


A sempre bela face leste do Cântaro Magro. A "Esporão do ressaltão" encontra-se na mole de granito mesmo à direita do colo formado entre o Cântaro e as paredes do lado direito.


Junto ao sector de escalada desportiva situado no sopé do Cântaro Magro, conhecido como “Cascata Musical”, existe um grande esporão de granito intrigante. Uma espécie de irmão menor do nobre Cântaro, sobranceiro e inevitável. Será que daria para “inventar” por ali algum alinhamento mais ou menos lógico? Algo que permitisse escalar todo o perfil do contraforte? A curiosidade vagueava há alguns meses (anos?) na minha cabeça, ausentando-se e surgindo periodicamente, normalmente quando cruzava o Covão da Ametade em direcção à infatigável face leste do Cântaro.


A Daniela Teixeira no final do terceiro lance - saída directa.


A escalar o diedro do quarto lence.


No passado dia 3 de Setembro, resolvemos dar uma espreitadela e, voilá, ao longo de cinco lances de escalada moderada a fácil, “desenhámos” uma linha na imaculada tela de granito; a primeira via a nascer naquele pilar atractivo, estranhamente abandonado.


A Daniela metida na placa do terceiro lance.


Apesar da sua lógica, na realidade, esta via ultrapassa uma série de grandes ressaltos que se sucedem até terminar em uma grande plataforma superior, com vistas privilegiadas para a impressionante face nordeste do Cântaro Magro. Estes terraços de granito convidam a uma fuga para os covões altaneiros, como o Covão Cimeiro, permitindo uma alternativa agradável à descida em rapel, utilizando as reuniões da via que acabou de se escalar… apenas uma sugestão direccionada aos potenciais repetidores da nova “Esporão Ressaltão”.


Foto-cume e... Kisss!


Aqui fica toda a informação acerca de mais uma via de grau “acessível”, a juntar a outras já divulgadas e do mesmo género (como a “Guia Lau”). Enjoy!

 

Paulo Roxo



Os Topos





0 Comments: