terça-feira, julho 11, 2006

É Proibido! Porquê? Porque sim!

É assim em território nacional, quando não se sabe bem se afecta ou como afecta, o que há e onde há, a solução é proibir!
Porquê?
Ninguém sabe, ninguém explica. Porque sim!


Uma pequena achega sobre as preocupações ambientais em terras lusas...

Desde os primeiros assédios à falésia dos Pinheirinhos na Arrábida (onde existem também lugares proibidos...uuuuuiiiiiiiiiii!), que reparamos na presença de 2 enormes ninhos feitos de paus bastante grossos. Têm cerca de 1m e pouco de altura e quase outro de diâmetro...mas é mesmo a unica coisa que...têm! Estes ninhos parecem estar desabitados já à bastante tempo, mas...porquê, perguntamo-nos nós?
Após uma rápida pesquisa na net, rapidamente descobrimos que até ao inicio dos anos 80, ainda voavam por ali umas quantas águias pesqueiras e de bonelli, mas agora nada! Nadinha!
Mas...perguntam-se vocês, seria a falésia dos Pinheirinhos um local de escalada naquela data?
Possivelmente os passarocos pequeruchos, ao vislumbrarem um qualquer entalador, teriam vontade de saltar dos seus ninhos! Como directamente por baixo, o Adamastor do Atlântico aguarda de boca escancarada, os ditos devem ter sido deglutidos pelas entranhas do oceano!
Nada de mais errado!
Coincide tal época com o incremento da quantidade de barcos de recreio que por ali passam!
Vrum vrum vrum, é o típico e inquietante barulho que nos dias quentes de verão é uma constante por aquelas bandas. Tivemos oportunidade de o presenciar no Domingo que passou.
Só de barcos (todos...todinhos com motor) que pararam naquela belissima baía, foram 5! Os que passaram para cá e para lá...impossivel conta-los.
Como neste recanto, o mesmo acontece em muitos outros pertencentes ao Parque Natural da Arrábida (no qual é proibido escalar em certos locais!)
Mas não sendo suficiente, ouvem-se por ali uns outros PUM PUM PUM. Ainda que possam parecer, não são foguetes festeiros, mas sim os sonidos dos rebentamentos da belissima pedreira de calcários que habita meeeeesmo ali ao lado.
...se eu fosse um passarinho, também voava para outras paragens!
Mas atenção, não seria por causa da pedreira nem devido aos sonoros barcos...o que eu não "curtia" era os escaladores...aquele irritante "clic" dos mosquetões!!!

Daniela Teixeira...uma irritante mexeriqueira de material férrico...click, click!

0 Comments: