sexta-feira, setembro 29, 2006

CHO OYU. Depois da tempestade...


O Campo Base do Cho Oyu (bem como quase todas as montanhas da zona do Everest) esteve sujeito a uma tempestade de neve fora do comum.
Um Sherpa relatou que, desde que começou a trabalhar durante todas as temporadas no Cho Oyu, já lá vão 14 anos, nunca viu cair um nevão como aqueles no Campo base.
Todos tiveram de passar várias horas dia e noite a "palear" a neve que ameaçava afundar as tendas. Claro, também a Daniela teve de gastar preciosas quantidades de energia a limpar a sua tenda de forma a evitar o pior.
Algumas expedições abandonaram o Campo base e retornaram a Katmandu, enquanto outras organizavam reuniões comunitárias de forma obter conselhos e conjugar opiniões sobre o que fazer: esperar ou retirar.
Finalmente, após vários dias de nevadas intensas o Sol voltou a surgir e, com ele a esperança.
No entanto, a montanha carregada de neve necessita de mais alguns dias para que a neve estabilize reduzindo o elevado risco de avalanche.
Entretanto, alguns Sherpas das expedições comerciais começaram a subir para abrir o trilho de acesso aos campos de altitude e desenterrar as tendas da neve acumulada.


Na foto o Campo base do Cho Oyu após a tempestade


No seu ultimo relato (ver www.campobase.pt) a Daniela dizia que iria esperar que o tempo e a montanha estabilizassem para tentar subir ao Campo 1 (6400 mts) e, se possivel ao Campo 2 (7200 mts), para de novo descer. Caso o consiga, esta será a ultima oportunidade de realizar a necessária aclimatação de forma a tentar uma subida ao cume.

P.R.

0 Comments: