domingo, janeiro 13, 2008

O Dentinho do Gatinho


Para todos aqueles que anseiam por um soleado dia de “escalade plaisir” num local bonito e isolado, junto a um convidativo mar de profundo azul turquesa, aqui fica uma proposta irrecusável.

O João Gaspar e os seus compinchas, nas pessoas de Teresa Leal, Miguel Loureiro e Mário “das Arábias”, dirigiram-se aos “Pinheirinhos” para equipar algumas vias no primo pequenino do “Dente do Leão” (este, em Sesimbra), já conhecido como “Dentinho do Gatinho”. Trata-se de uma pequena torre de calcário que se destaca das grandes paredes contíguas.


O “Dentinho do Gatinho” foi conquistado pelo próprio João Gaspar e pela Teresa, recorrendo a material volante, através de uma espécie fissura virada ao mar (“Atirei o pau ao gato”). Nesta “F.A.” não foram deixadas quaisquer plaquetes e a descida foi realizada ao bom estilo bávaro, em que o ultimo de cordada desce em rapel assegurado pelo companheiro situado no solo, no lado oposto da torre.

As novas vias encontram-se integralmente equipadas com material inox e os graus variam entre o “6 há mais e o 6 sê mais”.

Uma actividade completa poderá ser, combinar a escalada destas vias com a “Pilar Desencantado” (necessária corda auxiliar para rapel) mesmo ao lado, com três lances e também equipada.

No entanto, o “Dentinho do Gatinho” constitui um fim em si, permitindo à maltinha saborear a rara sensação de conquistar um verdadeiro cume, mesmo que de uma pequenina micro-montanha de calcário!

Agora, já existe a opção de empreender de uma forma tranquila, o bonito trilho costeiro que conduz à base dos “Pinheirinhos”, transportando apenas um conjuntinho ultra-light de expresses.

Com um pouco de sorte ainda pode ser que levem para casa a visão sempre espectacular e única dos golfinhos (ruazes) que, de quando em vez e ao fim da tarde, cruzam a costa da região, em direcção ao oceano.

Paulo Roxo

Os croquis do joão Gaspar:





1 Comment:

teixas said...

Lá está este cantinho á beira mar plantado ,sempre a surpreender !
É preciso é abrir a pestana e adicionar um pouco de imaginação